UM, DOIS E JÁ

Um dois e já, uma leitura totalmente diferente de todas que já li. O enredo se passa através de uma viagem em família para La Paloma, no litoral do Uruguai, onde uma menina descreve com detalhes tudo que está acontecendo: o que fazem no carro, os detalhes da estrada, características de sua família, o que passa na sua mente. O interessante é que não sabemos nome e nem idade da garota, apenas que ela é a filha do meio que entre cochilos e paradas, briga com seus irmãos para quem ficará na janela do carro a cada 200 km da estrada percorrida.  A irmã mais velha, um irmão mais velho e uma irmã caçula - e seus pais no banco da frente.

A simplicidade e admiração aos pais ficam nas entrelinhas que nos remete aos tempos de criança, ao levar os fatos ao pé da letra sem entender ironias e a vontade de chegar logo ao destino. Quem nunca perguntou "Pai, falta muito?" "E agora, pai?" "E agora?!”.

O livro se passa quando o Uruguai está sob a ditadura, e a menina nos conta fragmentos das passeatas que frequentou contra a censura, frisando orgulhosamente o fato de os pais fazerem parte do partido oposicionista.

A leitura é simples e rápida, como se estivéssemos lendo um diário de uma garota desconhecida que nos dá a oportunidade de participar de perto (sem sermos vistos) de sua viagem em família. De enxergar através de seu olhar que não perde a essência de uma criança. 


Livro: Um, dois e já
Autor: Inés Bortagaray
Editora: Cosac Naify 
Páginas: 93
♥♥♥

snapchat – meurrelicario | Instagram | twitter | facebook & facebookpinterest

Bons ventos! 

4 comentários

  1. Gente, quero ler! Parece ser muito diferente e ao mesmo tempo encantador <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você vai gostar, amiga!
      Dá pra ler em um dia..

      Bjo ♥

      Excluir
  2. Que interessante, Sté! O primeiro livro que li sem nomes de personagens foi Os Filhos do Fim do Mundo e gostei demais dessa estrutura. Obrigada pela dica! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto muito da oportunidade que a leitura nos dá de imaginar as coisas ♥

      Excluir

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Deixe sua URL junto ao comentário para que eu possa retribuir o carinho em seu blog! ♥