FIZEMOS UMA PRAÇA MÓVEL

Essa é a primeira vez que falo sobre um projeto da faculdade, mesmo participando sempre de coisas bem legais e criativas. Acho que os prazos são tão curtos, é tanta loucura para nossa mente, que quando acaba, só vem alívio e acabo nem querendo postar. Mas este, em particular, merece uma atenção especial.

Tudo começou no semestre passado, na matéria Desenho do Objeto, onde a ideia era projetar uma Praça Móvel inspirada nos Parklets de São Paulo.

Os Parklets são uma espécie de praça pública construída na extensão da calçada onde estacionam os carros. A ideia é criar espaços para promover a vivencia, lazer e convívio das pessoas que estão passando pela rua. Os primeiros parklets foram construindos em São Francisco e trazidos para São Paulo  em 2012 por um grupo de arquitetos, designers e ongs e já regulamentado pela prefeitura.

Basicamente, teríamos que montar um parklet, mas como seria muito complicado o tramite da faculdade e prefeitura, a faculdade resolveu doar para outras instituições e os nomes das nossas peças seriam Móvel Praça/ Praça Móvel e não parklet. 
Participamos do projeto do inicio ao fim. Foram pesquisas, visitas, busca de material, muitos croquis, manual de como os tios da marcenaria cortariam as madeiras, manuseamento de parafusadeira, martelo, lixa.. e enfim a doação, que obviamente, foi a parte mais legal.

As praças da nossa sala foram doadas para um Conjunto Habitacional de Heliópolis, que apesar de ter sido muito bem projetado, não tem nenhuma área de lazer para os moradores. Quem projetou foi o importantíssimo Arquiteto Mário Biselli e sua equipe - que inclusive ganhou prêmios por conta do projeto. Logo de cara, ficamos empolgados com a intervenção do nosso trabalho num conjunto tão importante  e fazer uma coisa legal para a comunidade.
O mais legal foi a interação e empolgação das crianças. Todas elas queriam ajudar ~atrapalhar~ a montagem e mesmo enfrentando um sol de rachar, acho que todos nós saímos de lá felizes deixando algo que fizemos com tanta dedicação, sendo realmente utilizado.
A possibilidade que a Arquitetura nos dá de enxergar aquele croqui cheio de traço torto que saiu da sua mente para o papel, criando vida e fazendo história por aí, é algo que me deixa cada dia mais certa de que esse é o caminho que quero para mim.

~ espero aumentar o número de posts dessa categoria querida, o que vocês acham?
snapchat – meurrelicario | Instagram | twitter | facebook & facebookpinterest

Bons ventos! 

12 comentários

  1. Melhor trabalho, melhor iniciativa <3

    ResponderExcluir
  2. por mim pode expandir e muito essa categoria. não entendo nadinha de arquitetura, mas adoro ver projetos. melhor ainda quando vejo eles fora do papel e ainda por cima melhorando a vida de tanta gente <3 beeeijo, Ja fomos legais

    ResponderExcluir
  3. Que incrível! Adorei o projeto e amaria saber mais de arquitetura. <3 Nas viagens eu fico me sentindo frustrada por não saber melhor sobre as coisas que to vendo, hahaha.
    Se tem gente nas calçadas, a rua fica movimentada e a violência cai muito. :D

    ResponderExcluir
  4. Que projeto incrível, amei a iniciativa e as fotos <3 E pode fazer mais posts sobre arquitetura, eu vou amar! Inclusive, tô numa dúvida terrível: eng civil ou arquitetura? Quando você escolheu sua faculdade, também ficou nessa dúvida?

    Bjs
    oh, wow, lovely ❁

    ResponderExcluir
  5. Acho ótimo trazer mais posts sobre isso por aqui <3 e que lindeza de projeto, amei!

    ResponderExcluir
  6. Que deeemais, deve ser uma realização enorme ver um negocio que tu se dedicou e colocou amor acontecer. Parabéns e que mais projetos e coisas lindas aconteçam
    :*

    ResponderExcluir
  7. Eu acho tão legal o modo como a arquitetura pode melhorar a vida das pessoas com algo tão simples como uma praça.
    Vi esse projeto de SP na TV e achei bem legal. Que bom que vc pode participar de algo parecido.
    Bjuxxxxx

    ResponderExcluir
  8. gente, to babando aqui na ideia e em tudo! Uma coisa tão simples que melhora tanto um ambiente <3 parabéns que seja o primeiro de muitos
    Follow Cíntia

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Deixe sua URL junto ao comentário para que eu possa retribuir o carinho em seu blog! ♥