Resenha: O Projeto Rosie - Graeme Simsion

Donald Tillman ou simplesmente Don. Um professor geneticista inteligentíssimo, um tanto metódico, sistemático, que não possui facilidade em interagir com as pessoas (principalmente mulheres), em expressar seus sentimentos, não mede sua sinceridade mesmo sabendo que isso pode magoar com quem esta dialogando, é regrado em sua rotina e sua primeira regra de vida é a organização e otimização do tempo. Don é incrivelmente apaixonante. Suas características estão relacionadas ao autismo, e mesmo se aprofundando ao assunto através de pesquisas e palestras dadas por ele mesmo, ele não assume tê-lo. Don acha que somente é diferente das outras pessoas, e a todo instante ele tenta mudar um pouquinho aqui e acolá para que possa que se encaixar ao universo de pessoas ‘’normais’’.
Seus únicos amigos são Gene e Cláudia, um casal bem diferente que mantém uma relação aberta. Gene é um ninfomaníaco que coleciona relações sexuais com mulheres de outros países. Cláudia uma mulher solitária, que mesmo aceitando a condição de casamento aberto, ao desenrolar da leitura vamos percebendo que ela não se sente altamente contente com isso. Ahh, e também tem Daphne, uma senhora solitária que viu seu esposo ser internado em um asilo, tendo somente a companhia de Don, e por consequência da vida solitária dos dois, tornaram-se amigos muito próximos. Don se mostrara bastante companheiro e compreensivo, chegando a lhe presentear com flores Daphne todos os dias até o dia de sua morte, fingindo ser seu aniversário, pois Daphne perdera a memoria.

Rosie é garçonete, psicóloga, vegetariana, candidata a PHD de Psicologia, feminista, sarcástica, fumante, não liga para organização, otimização do tempo, em cuidar da saúde e chega ao seu destino sempre atrasada.

A vida desses dois se cruzam a partir do momento em que Don chega a conclusão que ter 40 anos e não ter uma esposa é bastante insatisfatório, e assim cria o ‘’Projeto Esposa’’.  Que consiste em um questionário de 16 páginas (sim!!), de modo a selecionar de maneira altamente eficaz, a esposa perfeita. O que Don não sabe é que Rosie não respondeu seu questionário, e sim entrou em sua sala por engano, e Gene (seu amigo e quem avalia as respostas das candidatas) simplesmente deixou que essa coincidência tomasse conta da situação.

"Gene me mandou a mulher mais incompatível do mundo. Uma garçonete. Atrasada, vegetariana, desorganizada, irracional, nada saudável, fumante - fumante! - , com problemas psicológicos, que não sabe cozinhar, é matematicamente incompetente, com uma cor de cabelo artificial. Acho que ele estava fazendo uma brincadeira comigo."

Rosie apresenta um problema que se torna um desafio para Don, fazendo com que ele deixe "Projeto Esposa" um pouco de lado, para se focar na solução deste problema. A partir desse momento ele se vê cada vez mais envolvido por Rosie, e começa a experimentar situações e sensações que nunca antes havia experimentado.
A leitura deste livro é muito gostosa, de modo que você nem vai perceber que leu muitas páginas em tão pouco tempo - pelo menos foi o que aconteceu comigo. E o mais legal ainda é que ele não trata-se somente de uma comédia romântica que escolhemos para relaxar e passar o tempo, ele fala de aceitação, compreensão e principalmente superação. Don é sujeito único que procura uma pessoa perfeita mesmo tendo a consciência de todas as suas manias e defeitos, e no momento que conhece Rosie, ele começa a mudar pequenas coisas em sua vida, sem se dar conta delas.

Ficamos ainda mais íntimos de Don, pois o romance é narrado em primeira pessoa. Ele compartilha conosco suas reflexões e modos de ver e sentir as situações que ele vivencia e isso é muito divertido porque ele é um personagem peculiarmente engraçado, interessante e que lembra muito Sheldon de The Big Bang Theory. Portanto, fãs de Sheldon, com certeza serão fãs de Don.

Cheguei ao ultimo capítulo com certa dó de terminar a leitura, mas com o gostinho de saber o que acontecia no final, e isso foi realmente muito triste. A ressaca literária durou muito bem por uns dois dias. Não foi o melhor livro que já li, mas um bastante marcante, que me rendeu boas risadas e umas quase-lágrimas de emoção.
Como não estou com muito dinheiro para comprar livros, baixei no site http://www.pdflivros.com/, e transferi para o Ibooks. É claro que não é a mesma coisa,  mas consegui finalizar várias leituras que estavam em minha lista. <3

E vocês, já leram ''O Projeto Rosie''?  Conte-me aí nos comentários e acompanhe o Meu Relicário pela página do Facebook. Até a próxima resenha. Besous! 

6 comentários

  1. Que show, amei a história do livro, ainda não conhecia mas fiquei curiosa para ler. Vou baixar para ler nas férias.
    Beijos
    http://garotasligadascom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha visitado seu blog - acabei parando aqui por ver seu comentário no blog Bolas de Meia bolas - e estou encantada! Já na entrada me deparo com a resenha de um livro que eu estou querendo ler há muito tempo e isso não poderia ser só mais uma coincidência.

    Adorei a forma como você expôs a história, consegui captar alguns detalhes que tinham passado despercebido ao ler outras resenhas, um pouco mais sistemáticas e menos carregadas de emoção que a sua.

    A história do livro me lembrou, de certa forma, minha relação com meu ex. Ele era bem estilo Don, inteligente, cheio de si, etc, e queria encontrar alguém perfeito - pra ele. Então eu apareci e, bem, nós éramos totais opostos. Acabamos nos apaixonando, mas o Dr. Tempo ou o Sr. Destino, chame como quiser, tratou de nos afastar. Mas, assim como o livro, aprendi muitas lições sobre amadurecimento de ideias, autoaceitação, essas coisas. Essa peculiaridade me deixou ainda mais com vontade de ler o livro.

    Adorei a forma como você expressou sua opinião e as fotos ficaram um mimo. Lindas. Vou voltar aqui, com toda certeza.

    macabea-contemporanea.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Já tinha ouvido falar superficialmente sobre esse livro, mas depois de ler sua resenha (bem detalhista, por sinal) fiquei com vontade de conhecer o Don e a Rosie, principalmente por ela ser absolutamente o contrário do que ele espera de uma esposa e tenho certeza de que ela vai mostrar à ele que são essas diferenças que tornam um relacionamento saudável. Amei a resenha e as fotos!

    www.amesmaessencia.com

    ResponderExcluir
  4. Eu baixei esse livro nas minhas férias do ano passado e se tornou um dos meus preferidos hoje! Apesar de algumas partes um pouco complexas, por informações científicas e coisas do tipo, eu AMEI. A forma com que foi passada fez se tornar fácil de entender e, inclusive, me fez ter muito interesse por genética, o que me faz gastar um tempinho na época pesquisando mais sobre, acredita? Além disso, por causa do livro, entrou pra minha lista "to do", fazer um curso de preparação de drinks! (quem leu entende) hahahaha. O livro é muito amor e seu post também, super claro e pessoal. Pra mim, a forma certa de se fazer uma resenha. Ah, o blog é lindo! Beijos <3

    http://blog-corujando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Own, só pelo titulo eu já fiquei babando querendo ler.
    Amei sua resenha e contou a história, de uma forma bem dinâmica e explicadinha... confesso que quero conhecer melhor esse Don *0*

    Ótima resenha! Vou entrar no site pra baixar alguns Ibooks *0*

    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Não li esse livro, mas me pareceu interessante.
    Amo The Big bang theory, e o Sheldon também! Com suas primeiras descrições do protagonista eu pensei imediatamente no Sheldon.
    Isso acontece muito na vida real, pois muitas pessoas tentam encontrar a pessoa perfeita, esquecendo dos seus próprios defeitos.
    Beijos!

    www.PrioridadesFemininas.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Deixe sua URL junto ao comentário para que eu possa retribuir o carinho em seu blog! ♥