O meu Caderno de Organização


Sempre tive agendas, as quais sempre deixei de lado antes mesmo do meio do ano. Quando sentia falta, escrevia aqui e acolá e tudo virava uma bagunça só. As gavetas da minha cômoda são a maior prova de que nunca fui uma pessoa muito organizada, colocando a culpa no tempo, no trabalho, na correria.. Acontece que quando você se organiza, as coisas fluem muito melhor e você consegue encontrar aquele tempinho que antes achava nunca existir. 

Faz um tempo que decidi melhorar a minha, começando pelas finanças, fiz planilhas e mais planilhas que me ajudaram bastante, mas mesmo assim eu estava sentindo falta de alguma coisa. Procurando dicas por aí, conheci o caderno de organização. Ele é bastante usado pelas blogueiras, mas quem me inspirou mesmo foi a Fran, do blog Morando Sozinha. Ela tem alguns vídeos explicando passo a passo de como fez o dela , na época fiquei bastante animada para fazer o meu e hoje vim mostra-lo pra vocês, e quem sabe, inspira-los também!

O método do caderninho de organização consiste em englobar praticamente todas as anotações da sua vida em um lugar só, dividindo em categorias que forem uteis para você: Finanças, Viagens, Estudo, Trabalho, etc.. E tudo aquilo que vier em sua mente sobre determinada categoria, anotar. Mas claro, revisar sempre, porque senão as coisas ficam perdidas entre as folhas e aí não adianta de nada.

Em minha opinião, a vantagem do caderno, é que nele você poderá anotar coisas que, por exemplo, não tem data certa para acontecer, mas que você quer/sabe que tem que fazer.  Sem contar que escrever é bom para a mente, principalmente para pessoas que ficam o tempo inteiro pensando nas mil coisas que tem para fazer. E isso não é bom.. Bom mesmo é esvaziar a mente, ter tudo anotadinho e poder aproveitar todos os dias. Quem usa   a bastante tempo tem a impressão de que ele dá rumo pra vida e uma sensação de leveza.

A minha intenção era adotar a prática em 2014, mas desde que o conheci, lá em agosto, não consegui esperar e fiquei usando um bem feinho  até então. Esse que estou usando atualmente foi presente que ganhei do Allan ♥, e se encaixou perfeitamente. Ele é uma moleskine com folhas quadriculadas, não é tão grande, têm folhas o bastante para distribuir as divisórias e eu amei. A dica é que você não use nada muito grande para que fique prático de carregar sempre com você.
Agora vejam as categorias que foram escolhidas por mim:
♥ Caixa de Entrada: A minha caixa de entrada é divida por subcategorias:
Bloco de notas: Anoto frases que li, algumas dicas que ouvi, coisas para pesquisar, lembretes, coisas variadas, simples assim!
Tarefas: Tarefas do dia-a-dia, a minha rotina mesmo. Anoto o que tenho para fazer no dia só para não me sentir perdida. Por exemplo: arrumar o quarto, ir ao salão, estender as roupas, etc.(tem dias também que eu não anoto nada.) E aqueles compromissos com data marcada (médico, prova, trabalhos para entregar) eu marco tudo na mini agenda que também ganhei de presente de Natal. ♥ Ela tem um campo bem pequeno dividido em semanas e as datas. Creio que ter um lugar só com os compromissos datados, me organizarei melhor. 

♥ Estudos: Para a faculdade, concurso, etc.

♥ Desejos: (sim, eu esqueci de colocar na foto :/) Aqui fica tudo que eu desejo fazer + passo a passo para realizar cada desejo + período. É essencial especificar senão fica tudo muito vago. Tem desejos que eu não coloco data, como fazer aula de ballet, não faço ideia de quando terei um tempinho livre para fazer, mas não posso descartar esse desejo! Estou pensando em contar um pouquinho também sobre os que foram realizados, ao invés de só tica-los. Deixei bastante folha pra essa categoria, vamos ver o que farei.

♥ Finanças: Uma das melhores categorias. Coloco tudo que entrou e saiu do meu caixa e tenho noção de tudo que fiz com meu dinheiro. 

♥ Livros: Sempre busco maneiras de incentivar-me ainda mais quando o assunto é leitura, por isso achei que a categoria livros não poderia faltar. Criei subcategorias para poder me organizar ainda melhor: Livros lidos, Livros que quero e Livros para ler.
♥ Relicário: Posts para escrever, projetinhos, datas e etc.
Acredito que além de fazer pela obrigação de nos manter organizados, temos que ter prazer em tudo isso. Ter o caderno de organização pode ser uma avaliação de sua própria vida: Estou cumprindo tudo aquilo que me submeti? Estou fazendo as coisas que realmente me fazem bem ou só deixando o tempo passar batido sem perceber? Pode soar clichê, mas é verdade. 

Fazer um balanço das coisas que te aconteceram é muito bom, não acham? Para mim, não há coisa melhor do que ir ticando aqueles desejos antigos, lugares gostaria conhecer e até mesmo inserindo coisas que aconteceram sem eu ter anotado antes, porque tudo precisa de equilíbrio, não devemos virar refém do caderninho.

Eu sou muito dessas que quer fazer tudo e acaba não fazendo nada, e isso me deixa bastante magoada! Ter controle sobre meus desejos e me esforçar para conquistar cada um, vem me tornando uma pessoa cada vez melhor e pés no chão.

Quando começarem as aulas e minha vida ser ainda mais corrida, acredito que eu não tenha tanto tempo disponível para mantê-lo todo bonitinho com colagens iguais estou fazendo agora, mas vou me empenhar, anotar e foliar sempre. Um tempo para comigo mesma, algo que me faz muito bem! :)
Conte-me nos comentários como faz para se organizar, ficarei imensamente feliz em trocar ideias. 
♥ Beijos e sorrisos 

11 comentários

  1. Muito legal este caderno de organização, porque engloba todas as responsabilidades e os planos.
    Todo começo de ano venho com a ideia de que vou usar minha agenda certinho, mas no fim ela fica esquecida e abandonada e eu louca por não ter me planejado.
    Mas, este caderno é bem prático.

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre anotei minhas finanças, o restante sempre anoto em papeis que sempre acabo perdendo. :( Mas amei essa ideia de realmente anotar tudo.
    Beijos!

    http://sejalivrevoe.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/pages/Seja-livre-voe/235130093194645?fref=ts

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu caderninho, são ideias pra organização.
    Sempre compro agendas pra organizar faculdade e blog e tenho um apenas para programar a agenda de posts do blog.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  4. Eu sou daquelas que quero fazer um monte de coisas, mas no final o dia passa e eu não faço nada :/
    Venho me cobrando a um tempo para me organizar, mas até agora nada. Seu caderno ficou lindo e me deixou com vontade de fazer também, de uma vez por todas.

    Organização é fundamental, ainda mais hoje que as coisas não passam, voam.

    Vou tomar vergonha na cara, tenho que tomar vergonha na cara.

    :*

    ResponderExcluir
  5. Ohhh, adorei a ideia!!! Vou tentar por em prática, tô precisando de uma agendinha dessas!
    No mais, amei conhecer o teu blog! Se prepare que serei super presente aqui! rsrs
    Já tô te seguindo!
    Ah, depois conta oq achou do livro q vc ta lendo?
    beijoo!
    Se puder passa no meu p/ conhecer tb!!!

    minhassingularidades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu to há taaaaaaaaaanto tempo pra fazer um caderno de organização...Aposto que quando eu montar o meu, usarei durante uma semana e vou abandonar XDD
    Mas igual, eu acho MUITO LEGAL a ideia, com certeza se aproveita melhor o tempo e se sente até melhor consigo mesmo, tendo um controle de tudo. Um dia, quando eu for mais velha e sábia, terei meu caderninho e saberei usá-lo... Esse ano ainda ficarei só com uma agendinha (que provavelmente será abandonada com as outras)

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
  7. Oi, Stéfhanie!

    Eu ganhei ~graças a deus~ um bloquinho de notas, que está me ajudando muito, pois antes eu anotava tudo nas últimas folhas do caderno, qualquer coisa: coisas de casa, coisas da faculdade, coisas do estágio. E daí ficava uma confusão. Espero que com esse meu bloquinho eu me organize melhor! Pelo menos, eu posso arrancar as informações já usadas!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. eaaaaal que caderno lindo! ameeei, preciso disso! :) Dá uma olhadinha lá no meu blog? http://www.blogdayararamos.com/2014/01/look-do-dia-sould.html

    ResponderExcluir
  9. Olá!! Adorei seu blog, muito lindo. Fiz este caderno umas duas semanas atrás e estou amando... Visita também meu blog, estou só começando.... também postei sobre o caderno mas não ficou tão bom como o seu!! http://especialparavoc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Lindo seu caderninho, comprei um na minha última viagem com a intenção de usar para registros de organização e ainda não tive coragem de usar (tão lindo que estou com dó de escrever nele hehehe)

    Você estuda o que? (curiosa rs)

    Beijo

    Clá |blog uma garota carioca|

    ResponderExcluir
  11. Que coisa mais linda. Achei esse caderninho muito útil, mas prefiro a boa e velha agenda - tenho me dado melhor com ela.

    É sempre bom manter a organização, né?
    Esse ano eu caí de cabeça nisso e, olha, tenho otimizado meu tempo e percebi que com o tempo que eu tenho dá pra fazer muita coisa, basta organizar - essa é a palavra chave!

    macabea-contemporanea.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Deixe sua URL junto ao comentário para que eu possa retribuir o carinho em seu blog! ♥