AS BRUMAS DE AVALON - SENHORA DA MAGIA

A saga “As Brumas de Avalon” é constituída por quatro livros que foram escritos em 1979 pela autora norte-americana Marion Zimmer Bradley. 

Apesar da época, os livros não possuem linguagem rebuscada; a narrativa é muito gostosa, cheia de características e detalhes capazes de nos transmitir por completo cada personagem, e nos transportar diretamente para o ambiente magico em que a história é passada (Avalon e Grã-Bretanha). 

Os livros contam toda a história de Rei Arthur através da perspectiva das mulheres que fizeram parte de sua vida. Sua mãe (Igraine), sua irmã (Morgana), sua tia (Viviane) e sua outra tia (Morgause). 
Em A Senhora da Magia (primeiro livro e meu favorito), a história começa antes mesmo do nascimento de Arthur, onde sua mãe Igraine foi obrigada a casar-se aos 15 anos com o Duque Gorlois, relacionamento no qual foi gerada sua primeira filha, Morgana. 

Igraine vive no luxo que seu marido Duque de Cornualha a proporciona, porém em uma vida infeliz e cheia de rancor, onde muitas vezes é espancada e humilhada por ele. Passa o tempo sonhando com um grande amor - muitas vezes se confunde se é mesmo sonho ou se já viveu isso em outra vida. Tudo começa a mudar, após uma visão de Viviane (sua irmã e Senhora de Avalon), a qual dizia que Igraine se casaria com o futuro rei da Bretanha, Uther Pedragon, e desse relacionamento nasceria um grande rei. E assim foi. Após a morte de Gorlois, Igraine casa-se com Uther e deste casamento, nasce Arthur.

No inicio do livro, confesso que a linguagem é lenta e da vontade de desistir. Na primeira vez que li, o deixei de lado umas duas vezes. Mas se quer um conselho: não desista. Ele melhora do meio para o final, de uma forma muito envolvente.

Do meio para o final do livro, a narrativa torna-se responsável por Morgana, que já um pouco mais crescida (no inicio do livro ela tinha apenas quatro anos de idade), vai viver e ser criada por sua tia Viviane, em Avalon. Após sete anos, Morgana vira uma grande Sacerdotisa. 

Avalon é tratado como um mundo paralelo, quase como um mundo das fadas, onde só entra se você souber o caminho - ou estiver acompanhado de alguém que saiba.

O livro nos mostra a constante guerra entre religiões, Cristianismo e Paganismo, rituais detalhadamente contados (que você deverá ler com a mente bem aberta), sobre o machismo e principalmente o poder das mulheres. Nele também é contado como foi a coroação de Arthur e o início da aliança entre ele e seus guerreiros.

Foi uma leitura bastante agradável, a qual pude absorver bastante conhecimento sobre as religiões dos Celtas e Druidas, sobre a história do lendário Rei Arthur (nunca havia lido livros sobre sua história), e mais outros diversos acontecimentos históricos durante a época, como a guerra dos saxões. Recomendo o livro mesmo para aqueles que não estão acostumados com este tipo de leitura, pois vale a pena! Quero ter com quem conversar a respeito da minha relação de amor e ódio pela Morgana das Fadas. :D 
“O que os sacerdotes não sabem, com o seu Deus Uno e sua Verdade Única, é que não existe história totalmente verdadeira. A verdade tem muitas faces e assemelha-se à velha estrada que conduz a Avalon; o lugar para onde o caminho nos levará depende de nossa própria vontade e de nossos pensamentos, e talvez, no fim, cheguemos ou à sagrada ilha da eternidade, ou aos padres, com seus sinos, sua morte, seu Satã e o inferno e danação. - Morgana''
Beijos e sorrisos. 

6 comentários

  1. Você escreve muito bem, ao ponto de me deixar interessada, nossa. Amei!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho vontade de ler a série.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  3. Sempre vi pessoas queridas que leem e adoram essa série, porém nunca me interessou - até agora. Nunca vi uma resenha tão convidativa sobre As Brumas de Avalon, sério! Eu gosto do Rei Arthur, já assisti muitos filmes sobre ele ou que citam ele no meio, porém, acho que um livro deve ser muito mais emocionante ;)

    Ficou a dica, Stéfhanie.

    ;*

    ResponderExcluir
  4. Sou super curiosa para ler sobre Arthur
    mas to achando que não vou gostar dessa leitura...

    obg pela visita... volte sempre
    beijos

    http://www.biancagsnunes.com/

    ResponderExcluir
  5. ah, e pode fazer a tag tbm se quiser! :)
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Esse filme é demais! Tive que assistir quando estava no ensino médio, e amei. Só ainda não consegui ler os livros :(
    Beijinhos <3

    http://www.doceapego.com
    http://www.facebook.com/DoceApego

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário.
Deixe sua URL junto ao comentário para que eu possa retribuir o carinho em seu blog! ♥